Tendências para o mercado da construção civil em 2023!
Últimas Notícias

Tendências para o mercado da construção civil em 2023!

2022 passou rápido demais, não é mesmo? 2023 está quase aí, por isso preparamos este conteúdo com as principais tendências de mercado para a construção civil no próximo ano.

Ficar atento às movimentações do mercado é extremamente importante para manter a sua construtora à frente da concorrência, principalmente em um meio tão competitivo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também tem projeções positivas para o próximo ano, considerando que a construção civil se mantém em crescimento há sete trimestres consecutivos: resultado inédito desde 1996. Portanto, a expectativa de crescimento é grande, mas irá se destacar quem utilizar as tendências a seu favor.  As novidades no mercado são incontáveis e se tornam extremamente úteis nos processos internos. 

Que tal dar o primeiro passo para que o seu negócio acompanhe esse crescimento? Veja, agora, as principais tendências da construção civil para 2023.

 

Tecnologias em alta na construção civil: O uso de tecnologias na construção civil já era uma das grandes apostas para 2022 e segue em destaque nas obras em 2023. O setor tem buscado alternativas para facilitar, acelerar, otimizar a gestão e, principalmente, reduzir o custo final das obras. Separamos as três principais tecnologias que prometem estar em foco no próximo ano.

  • Realidade virtual e inteligência artificial: elas chegam para melhorar o cenário da construção civil: a inteligência artificial proporciona melhor visibilidade de dados, indicadores do projeto e facilita a previsão de algumas situações ao longo da obra. Já a realidade virtual facilita o trabalho de arquitetos e a correção prévia de erros, por meio da análise do projeto em um panorama expansivo e da imersão real no imóvel ou na obra.
  • Drones: Os drones também devem ganhar cada vez mais espaço na construção civil. Eles podem ser utilizados nas auditorias das obras, principalmente em locais de difícil acesso. Além disso, eles facilitam a gestão do canteiro de obras, agilizam a execução de análises e evitam que os colaboradores estejam em lugares de risco.
  • Digital twins (gêmeos digitais): esta tecnologia corresponde a representações virtuais de objetos e sistemas que existem na vida real, ou seja, são gêmeos digitais que se comportam da mesma maneira que seus correspondentes do mundo físico, simulando condições de desempenho e funcionalidades. Com essa tecnologia, é possível construir um prédio no mundo virtual, diminuindo os riscos e aumentando a eficiência da construção do mundo real.  Essas representações virtuais de construções são feitas a partir de dados coletados no seu “irmão” do mundo real, por meio de scanners 3D, drones e outros dispositivos. De acordo com o relatório Digital Twin Technology Market, esse mercado deve alcançar o valor de US$ 12 bilhões até 2026 e deve resultar em um aumento de até 10% na eficiência das organizações.

 

Construções verdes: As construções verdes devem ganhar ainda mais força em 2023. A preocupação será com o respeito pelas políticas de consumo consciente de água e energia, garantia de conforto e saúde aos ocupantes e redução do impacto ambiental antes, durante e depois da obra. O ponto central das construções verdes são os projetos sustentáveis, que têm como objetivo utilizar materiais ecológicos, consumir menos recursos e gerar menos resíduos. Um dos materiais que ganham destaque com essa tendência é o bioconcreto ou concreto inteligente, mistura capaz de gerar microorganismos (bactérias) que produzem calcário e preenchem as fissuras no concreto, reduzindo a deterioração dos materiais expostos ao tempo. Outro exemplo são os tijolos ecológicos, feitos através do reaproveitamento de materiais, causando menos danos ao meio ambiente e fortalecendo a economia local.

Construções pré-fabricadas modulares: Essa é mais uma grande tendência para ficar de olho. As construções modulares são obras pré-fabricadas e transportadas em “fatias” até o terreno da obra. Essas “fatias” são unidas e a obra fica igual a uma obra comum. Por proporcionarem mais qualidade, rapidez e inovação contínua para as obras, as construções modulares devem ter cada vez mais adeptos. Lado a lado com as construções pré-fabricadas modulares, temos as impressoras 3D que já estão no mercado há alguns anos e vem revolucionando a forma como criamos e transportamos materiais de diversos tamanhos e utilidades. Hoje elas já são aplicadas na criação de construções modulares e o seu uso será cada vez mais explorado!

 

Já conhecia essas tendências para o próximo ano na construção civil? Sua construtora está alinhada com elas? Lembre-se: manter o seu negócio funcionando de acordo com as novidades do setor deixa você um passo a frente no mercado.

22 de Novembro de 2022
Logo
Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@contabilidademeiapraia.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!